Processo de Comunicação e Participação Social
O processo de comunicação e participação de segmentos da sociedade na elaboração do Plano para a Mobilidade Segura e Inclusiva de Santo André é um elemento fundamental na busca da construção de acordos entre todos os agentes sociais, econômicos e políticos da cidade.
Considerando esse objetivo como uma das prioridades em nosso município, estamos elaborando o Plano para a Mobilidade Segura e Inclusiva de Santo André (PMSI), que visa ser uma ferramenta no planejamento das políticas públicas de segurança viária de Santo André, compreendido em seu sentido mais amplo – segurança para os pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo, condutores, enfim, para todos os que transitam por nossas vias e calçadas.
O objetivo principal do PMSI é propor ações para zerar mortes e lesões graves em todos os modais, priorizando sempre os modos ativos e coletivos, garantindo condições de mobilidade adequadas a todos os cidadãos. Em todo o processo, o PMSI quer o amplo envolvimento da comunidade, colocando a população e seus interesses em primeiro lugar, e terá como resultado políticas públicas eficazes e condizentes com a realidade do município, com ações de curto, médio e longo prazo.
- Processo participativo
- Oportunidades de diálogo
- Informação para a sociedade
- Validação e mapeamento das necessidades da população
- Inclusão das minorias sociais e pessoas com deficiência
A intenção é que a sociedade compreenda que sua participação com opiniões, demandas, críticas e sugestões é de extrema importância para o futuro da cidade e tome conhecimento de tudo que está sendo realizado em prol de melhorias para uma mobilidade urbana mais segura e inclusiva.
Além disso, cada um pode mostrar e defender seus interesses específicos com relação ao tema, mas também contribuir para a formulação de propostas orientadas pelo interesse público mais abrangente, promovendo, assim, um pacto através da formação de consensos mínimos.
Dentre as etapas de participação, estão previstas as manifestações da população, Pesquisas de Campo, Audiências Públicas e Oficinas de Discussão, sendo os trabalhos estão distribuídos basicamente em duas fases: Diagnóstico, a fim de entender quais os problemas relacionados à segurança viária e inclusão nos sistemas de mobilidade urbana existem no município, e Plano de Ações, para elaboração de propostas para solucionar os problemas identificados no diagnóstico.
Este site inclui área de colaboração para que o cidadão possa contribuir com críticas e sugestões, bem como para indicação dos locais que considerem inseguros ou que dificultem sua inclusão nos sistemas de mobilidade.